Vivemos numa sociedade competitiva, onde algumas características e realizações pessoais são enaltecidas, enquanto outras são esquecidas, desvalorizadas.
O valor e importância que damos a nós mesmos dependem de nosso autoconhecimento e autoaceitação.
Autoaceitação significa aceitar a si mesmo como se é, gostar de si, respeitar seus sentimentos e escolhas. Não é conformar-se e desistir de ser melhor, mas é um passo fundamental para a mudança.
A autoaceitação leva à valorização pessoal e a uma autoestima elevada!
Para nos valorizarmos, é necessário que nos conheçamos, em primeiro lugar.
E para tal é necessário fazer o exercício: olhar para dentro de si, observar o que tem de bom e o que não é tão bom assim, prestar atenção nas capacidades e nas falhas, pois, como seres humanos, temos qualidades, mas também temos pontos negativos, que queremos/devemos mudar, mas só mudaremos alguma característica considerada negativa se tivermos uma aceitação incondicional de nosso ser.
Muitas vezes não conseguimos fazer este exercício sozinhos, pode ser difícil encarar uma parte de nós mesmos da qual não gostamos, podemos sentir raiva desta característica e passar a ignorar cada vez mais, fugindo de quem somos e perdendo-nos cada vez.
Quando isto acontece devemos buscar ajuda profissional, pois o acompanhamento psicológico e/ou terapêutico é ideal para trabalharmos o autoaceitação de uma forma verdadeira e libertadora.
By Filipa Mendes
Marque a sua consulta e/ou sessão📞Telemóvel: 936685266
Não deixe de visitar-nos, no ForteMente 🧘♀️
Aqui pode cuidar de si💌